CASA DE ESCALVADOS

A Casa de Escalvados, assim denominada, possui alta relevância histórica para o município de Navegantes por se tratar dos poucos exemplos remanescentes da tipologia arquitetônica exercida pelos primeiros habitantes destas terras. Desabitada desde 1983, encontra-se muito danificada, com perdas significativas de suas composições originais.

 

Ao contratar a nossa empresa o cliente nos solicita um parecer das reais condições de restauro da edificação. Foram necessárias inúmeras visitas ao local para averiguar a complexidade dos processos de restauro estrutural.

Mapeando os danos existentes, constatou-se que alguns processos tornaram-se inoperantes pela situação irreversível encontrada para determinadas estruturas. Contudo a edificação ainda, em caráter de urgência, é passível de restauro.

 

Todo o processo de restauração de um bem edificado, ao ser finalizado, deverá ser auditado constantemente em relação aos processos de inspeção e conservação do bem. Tais processos são todos exemplificados em nosso projeto de restauração, de maneira didática, para que um leigo possa exercer suas funções de manutenção do casarão.

O apoio de toda a comunidade e órgãos municipais competentes fará com que este ícone local se restabeleça como forma de divulgação da cultura arquitetônica do município de Navegantes.

Casa de Escalvados
Casa de Escalvados
"BM" Bernardino Müller.
"BM" Bernardino Müller.

Construtor e primeiro proprietário da casa. Gravou suas iniciais em todos os tijolos da edificação.

Detalhe dos arcos frontais
Detalhe dos arcos frontais
Degradação do Patrimônio
Degradação do Patrimônio
Fachada lateral
Fachada lateral
Detalhe da fachada lateral
Detalhe da fachada lateral